builderall

Uma breve consideração sobre os benefícios do treinamento de força para os idosos.


O envelhecimento é um processo natural e inevitável que traz consigo uma série de mudanças fisiológicas. Uma das principais consequências do envelhecimento é a perda de massa muscular e força, o que pode levar a uma série de problemas de saúde. Seguramente, a melhor forma de reverter essas mudanças e melhorar a qualidade de vida dos idosos é o exercício de força e a musculação.


À medida que envelhecemos, a perda de massa muscular e força, conhecida como sarcopenia, ocorre naturalmente. No entanto, a falta de atividade física pode acelerar esse processo e levar a uma série de problemas de saúde, como diminuição da mobilidade, aumento do risco de quedas e fraturas, aumento da gordura corporal e redução da densidade óssea.


O exercício de força e musculação é a melhor maneira de combater a sarcopenia e melhorar a qualidade de vida dos idosos. Existem diversos artigos e estudos que comprovam o beneficio de programas de força para esse público, de acordo com um estudo publicado na revista científica "Frontiers in Physiology", o exercício de força e musculação pode melhorar a função muscular, a força, a densidade óssea e a composição corporal em idosos.


Abaixo, cito apenas alguns dos principais benefícios:

1.    Aumento da força muscular: O exercício de força e musculação pode ajudar a aumentar a força muscular dos idosos, o que pode melhorar a mobilidade e reduzir o risco de quedas e fraturas.

2.    Melhora da densidade óssea: O exercício de força e musculação pode ajudar a melhorar a densidade óssea dos idosos, o que pode reduzir o risco de osteoporose e fraturas ósseas.

3.    Redução da gordura corporal: O exercício de força e musculação pode ajudar a reduzir a gordura corporal e aumentar a massa muscular magra, o que pode melhorar a composição corporal dos idosos.

4.    Melhora da saúde cardiovascular: O exercício de força e musculação pode ajudar a melhorar a saúde cardiovascular dos idosos, reduzindo o risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

5.    Melhora da função cerebral: O exercício de força e musculação pode ajudar a melhorar a função cerebral dos idosos, reduzindo o risco de demência e declínio cognitivo.

6.    Aumento da independência: O exercício de força e musculação pode ajudar os idosos a manter sua independência, permitindo que eles realizem atividades diárias com mais facilidade.

7.    Redução da dor: O exercício de força e musculação pode ajudar a reduzir a dor associada a condições como artroses, artrites e problemas degenerativos das articulações.


Muitas vezes o exercício de força e a musculação são associados apenas ao público jovem, e é bastante comum ouvir recomendações médicas de "apenas" realizar uma caminhada leve diariamente para esse público. Isso não poderia ser mais equivocado!


Um estudo publicado na revista científica "Journal of Gerontology" descobriu que a musculação pode ajudar a reduzir a dor nas articulações e melhorar a qualidade de vida em idosos com osteoartrite. Outro estudo, publicado na "Osteoporosis International", descobriu que o treinamento de força pode aumentar significativamente a densidade mineral óssea em mulheres idosas. Esses estudos e muitos outros mostram claramente os benefícios da musculação e do exercício de força para os idosos.


Outro estudo publicado no "Journal of the American Geriatrics Society" em 2018 analisou essa relação em um grupo de idosos com idades entre 65 e 100 anos, acompanhados por um período de 15 anos. Os resultados mostraram que a força muscular estava significativamente relacionada à mortalidade por todas as causas e por doenças cardiovasculares. Ou seja, idosos com maior força muscular apresentaram menor risco de morte por todas as causas e por doenças cardiovasculares.


A musculação e o exercício de força são seguros e eficazes para os idosos, desde que sejam feitos de forma correta e com a supervisão de um profissional qualificado.

Procure um profissional de educação física qualificado e com experiencia e inicie o quanto antes seu programa de força e musculação. Os resultados serão quase imediatos.